24 Heures Du Mans

1 Bostas de pescada

Boas pessoal; chegou a hora, 24 Horas de Le Mans 2009 está prestes a começar, e nós vamos estar aqui para vos trazer novidades e muita informação sobre esta que é uma das, se não a maior prova do desporto motorizado da actualidade.

Vai ser um post actualizado durante as próximas 24 horas e possivelmente será um post muito muito longo!


Para já e para quem quiser seguir a prova podem na ver no Eurosport 1 e 2.

São agora 13h56min do dia 13 de Junho de 2009 e os carros já estão na volta de aquecimento!

Passa 1 minuto das 14horas (foi o tempo de eu vir lá de baixo até cá a cima) e os carros partiram com volta lançada exactamente às 14h00min (15h00min hora em França). E o relógio está a marcar 00.00, faltam só 24 horas.

Só para vocês verem como esta prova é fixe, o Safety Car é um Audi R8!!

Ao longo destas 24 horas vamos dar-lhe informação sobre a prova, os carros, os pilotos, a história desta corrida e detalhes da corrida em si, com classificações e não só.

Grelha de partida: (só os 10 primeiros para não ocupar muito espaço)

1 Sarrazin/Montagny/Bourdais (Peugeot) 3m 22.888s
2 Capello/Kristensen/McNish (Audi R15 TDI) + 0.762s
3 Minassian/Lamy/Klien (Peugeot) + 1.972s
4 Boullion/Pagenaud/Treluyer (Peugeot) + 2.174s
5 Gene/Wurz/Brabham (Peugeot) + 2.364s
6 Luhr/Rockenfeller/Werner (Audi R15 TDI) + 2.892s
7 Bernhard/Dumas/Premat (Audi R15 TDI) + 4.218s
8 Charouz/Enge/Mücke (Aston Martin) + 4.292s
9 Davidson/Turner/Verstappen (Aston Martin) + 4.816s
10 Belicchi/Jani/Prost (Aston Martin) + 5.246s

14 minutos de corrida e o Audi R15 com o número 3, um dos candidatos à vitória da geral e classe LMP1, despistou-se e foi às boxes; vamos ver quanto tempo irá perder.

Por esta altura os primeiros carros já têm 4 voltas efectuadas e começam a fazer as primeiras dobragens, ou seja, ultrapassagens a carros atrasados, normalmente de outras classes. Estas dobragens são muito comuns nestas provas de endurance e constituem um factor muito importante, podendo ser traiçoeiras devido às diferenças de performance entre os carros (um carro de LMP1 tem andamento muito superior a um LMGT1 por exemplo, o que torna as ultrapassagens perigosas).

Pedro Lami, no Peugeot número 7 já está na segunda posição.

Bem vou vos deixar agora durante umas horas, voltarei mais logo com novidades.

São agora 22h51min (23h.51min hora no local). Ponto da situação: Ocorreram inúmeras alterações nas classificações, já houve algumas desistências, entre as quais a de Miguel Pais do Amaral, que corria com um Ginetta Zytek, da equipa Quifel ASM Team (equipa portuguesa), acompanhado por Olivier Pla e por Guy Smith (companheiros de equipa), equipa esta que tinha sérias possibilidades de vitória na classe LMP2.
Pedro Lami também teve azar e, nas primeiras horas de corrida, chocou contra outro carro, nas boxes (ele ia a sair e o outro a entrar) e furou o pneu traseiro, tendo que fazer uma volta completa de cerca de 13km com o pneu rebentado, destruindo a traseira do carro e provocando a entrada do safety car na pista, e comprometendo assim a sua classificação final (neste momento ele está em 10º lugar e é o seu companheiro Nicolas Minassian que vai aos comandos).
O Audi número 5 também se despistou na curva Porshe, destruindo a parte de trás do carro, sendo assim obrigado a abandonar.

Classificações (top 10 de cada classe e da geral):

Geral:

Pos # Equipa Piloto Voltas
1 9 Peugeot Sport Total BRABHAM David 148
2 1 Audi Sport Team Joest KRISTENSEN Tom 147
3 8 Team Peugeot Total MONTAGNY Franck 146
4 17 Pescarolo Sport BOULLION Jean-Christophe 146
5 007 AMR Eastern Europe MUCKE Stefan 145
6 14 Kolles LOTTERER Andre 144
7 15 Kolles ALBERS Christian 143
8 16 Pescarolo Sport TINSEAU Christophe 143
9 11 Team Oreca Matmut AIM LAPIERRE Nicolas 143
10 7 Team Peugeot Total MINASSIAN Nicolas 142


LMP1:

Pos # Equipa Piloto Voltas
1 9 Peugeot Sport Total BRABHAM David 151
2 1 Audi Sport Team Joest KRISTENSEN Tom 150
3 8 Team Peugeot Total MONTAGNY Franck 150
4 17 Pescarolo Sport BOULLION Jean-Christophe 149
5 007 AMR Eastern Europe MUCKE Stefan 148
6 14 Kolles LOTTERER Andre 146
7 11 Team Oreca Matmut AIM LAPIERRE Nicolas 146
8 16 Pescarolo Sport JOUANNY Bruce 146
9 15 Kolles ALBERS Christian 146
10 13 Speedy Racing Sebah JANI Neel 145


LMP2:

Pos # Equipa Piloto Voltas
1 31 Team Essex COLLARD Emmanuel 144
2 5 Navi Team Goh MAASSEN Sascha 142
3 33 Speedy Racing Sebah POMPIDOU Xavier 139
4 25 RML NEWTON Mike 136
5 35 OAK Racing LAHAYE Matthieu 135
6 30 Racing Box BIAGI Thomas 135
7 24 OAK Racing YVON Jean-Francois 132
8 32 Team Barazi Epsilon MOSELEY Stuart 124
9 39 KSM DE POURTALES Jean 103
10 41 G.A.C. Racing Team PETER Philipp 102


LMGT1:

Pos # Equipa Piloto Voltas
1 63 Corvet Racing GARCIA Anónio 131
2 64 Corvet Racing BERETTA Oliver 130
3 73 Alphand Aventures MAASSEN Xavier 130
4 66 Jetalliance Racing Gmbh GRUBER Thomas 130
5 72 Alphand Aventures GOUESLARD Patri 129
6 68 JLOC YAMAGISHI Yutak 128
(já não há mais carros desta classe)


LMGT2:

Pos # Equipa Piloto Voltas
1 82 Risi Competizione MELO Jaime 131
2 92 JMW Motorsport BELL Robert 130
3 76 Imsa Performance Matmut PILET Patrick 130
4 97 BMS Scuderia Italia MALUCELLI Matteo 130
5 80 Flying Lizard Motorsport NEIMAN Seth 129
6 83 Risi Competizione KROHN Tracy 128
7 78 AF Corse RUSSO Matias 128
8 85 Snoras Spyker Squadron CORONEL Tom 128
9 99 JMB Racing BOUCHUT Christophe 126
10 96 Virgo Motorsport McINERNEY Sean 126

(nota para mim próprio: NUNCA MAIS FAZER UM POST SOBRE AS 24 HORAS DE LE MANS!!!!)

Podem seguir as classificações aqui, vai actualizando automaticamente.
Já só vamos dar aqui as classificações do top 10 final e dos vencedores de cada classe.

História da Prova:

As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais corridas do mundo. A corrida é disputada na França anualmente desde 1923.

Em 1920, o Automobile-Club de l'Ouest pôs em obra a realização de uma competição cujo carácter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. Em 1922, o clube anuncia a criação de um novo tipo de competição na Sarthe, uma prova de resistência. Durante a prova, equipes de três (mais um de reserva) pilotos por carro vão-se alternando dia e noite. A primeira edição, com 33 concorrentes, desenrolou-se nos dias 26 e 27 de Maio de 1923 num circuito perto da cidade de Le Mans, no departamento da Sarthe. Hoje, as "24 Horas de Le Mans" têm lugar cada ano em Junho. É a mais antiga e a mais prestigiada corrida de resistência para carros desportivos e protótipos.



Circuito:


O circuito tem uma extensão de 13,650 quilómetros, usa parte do circuito Bugatti e é em grande parte composto por estrada nacional. As mais célebres passagens são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente, a recta de Hunaudières: extensão de 5 km onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Esta porção do circuito foi dividida em três trechos graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns automóveis insuficientemente carregados aerodinamicamente, para poderem atingir uma maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar voo nesse trecho (Mercedes em 1999) . Agravava ainda o facto de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao rebentamento se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior visto que esse tipo de situação podia acontecer de noite e no meio de carros de GT, que rodam cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.

Categorias:

Nesta corrida participam protótipos e carros de Grandturismo, dividindo-se em 4 classes diferentes:

LMP1 - protótipos LMP2 - protótipos LMGT1 - grandturismo LMGT2 - grandturismo

E é atribuida a cada classe uma cor, para melhor distinção dos carros em pista. Além disso os carros possuem, na lateral, um conjunto de 3 luzes redondas, que se irão acender caso o carro em questão estiver entre os 3 primeiro da sua classe; isso associado aos números que se acendem também, permite aos espectadores saber quais são os carros, sendo estas inovações particularmente úteis de noite.

Pilotos e equipas que os 3 VIPS (o MoNz) acham que devem ser mencionados:

(Isto fica para amanhã, assim como também ficará toda a correcção ortográfica que seja necessária.) Portem-se bem e durmam bem.

VRUM VRUM...

Pilotos:

Vou só pôr aqui os nomes porque já me estou a fartar deste post: Vanina Ickx (minha compatriota), Patrick Dempsey (actor da série Anatomia de Grey), Pedro Lami (melhor piloto português da actualidade), Tiago Monteiro, João Barbosa, Miguel Pais do Amaral, Bruno Sena (sobrinho do do falecido Ayrton Sena, e que pensa que sabe conduzir) e Tom Kristensen (o recordista com o maior número de vitórias em Le Mans, 8. Um grande piloto)

Boas, já são 21h41min em Portugal e a corrida acabou às 14 horas de hoje...infelizmente tive mais que fazer e só agora pude vir para aqui acabar isto.

O que aconteceu durante a noite e a manhã? Isto:a meio da noite o Pescarolo Peugeot que ia no top 10 despistou-se e teve um acidente bastante grave, o carro ficou totalmente desfeito e o piloto foi levado para o hospital, mas está bem; a batalha, que se previa ser bastante quente entre os Porshe 911 e os Ferrari F430Gt para a vitória da classe LMGT2, ficou decidida após o abandono de TODOS os Porshe (houve até um que ficou sem gasolina); às 12h46min (hora portuguesa),o Porshe RS Spyder da equipa GO, que estava em 2º lugar da classe LMP2, despistou-se (tive oportunidade de ver o acidente em directo) quando, numa das chicanes da longa recta do circuito, virou para a esquerda em vez de para a direita, onde era a curva, indo assim contra os rails e depois contra os pneus de protecção, ficando o carro também desfeito; entrou o safety car mais uma vez e a corrida depois decorreu sem incidentes(a não ser um Lola Mazda da RLM que pegou fogo à entrada das boxes, desistindo) até ao fim.

A destacar as exibições dos carros nº 9 da Peugeot e nº007 da Aston Martin (on meu favorito), que fizeram uma prova exenta de problemas e erros, apenas com um furo para cada carro (o que provocou uma paragem a mais nas boxes para cada carro), e que lhes deu o 1º e o 4º lugares na prova respectivamente.

Classificação final:

Pos # Equipa Voltas
1 9 Peugeot Sport Total 382
2 8 Team Peugeot Total 381
3 1 Audi Sport Team Joest 376
4 007 AMR Eastern Europe 373
5 11 Team Oreca Matmut AIM 370
6 7 Team Peugeot Total 369
7 14 Kolles 369
8 16 Pescarolo Sport 367
9 15 Kolles 360
10 31 Team Essex 357


Vencedores:

Geral: carro nº9 - Peugeot Sport Total - Peugeot 908 Hdi-FAP - (pilotos)
LMP1: carro nº9 - Peugeot Sport Total - Peugeot 908 Hdi-FAP - (pilotos)
LMP2:
carro nº31 - Team Essex - Porshe RS Spyder - (pilotos)
LMGT1: carro nº63 - Corvet Racing - Corvette C6.R - (pilotos)
LMGT2: carro nº82 - Rizi Competizione - Ferrari F430GT - (pilotos)

Para o próximo ano, e se os 3 Vips se mantiverem juntos (vamos supor que sim), iremos fazer um video post com a gravação da nossa participação virtual nas 24 Horas de Le Mans, possivelmente no Grid 2, para pc ou PS3... Iremos filmar tudo, desde a nossa condução, às nossas de sono, tudo! (excepto as idas ao WC)

TO BE CONTINUED...



What next?

You can also bookmark this post using your favorite bookmarking service:

Related Posts by Categories



1 Bostas de pescada: to “ 24 Heures Du Mans


  • 20 de junho de 2009 às 18:18  

    Epá!

    Dado que o prémio era mais tipo pra gajas, e vocês estavam empatados com uma a nível de comentários, não vos contemplei.

    Prometo que se receber mais menos "afemininados", reencaminho pra cá :)

    Bom estudo!

    Kiss kiss!